28 de jan. de 2009

Aperfeiçoamento da Wikipedia

Wikipedia pode ganhar sistema de aprovação de artigos para evitar erros

A Wikipedia, enciclopédia online que tem seus artigos escritos e editados livremente por qualquer internauta, deve passar a contar com um novo processo editorial para garantir maior credibilidade. A proposta de criação de um sistema de revisão dos verbetes foi feita pelo fundador do site, Jimmy Wales, após a publicação na semana passada de um artigo falso sobre a morte dos senadores dos EUA Ted Kennedy e Robert Byrd. A história teve uma repercussão negativa e acabou nas páginas do Washington Post. (http://voices.washingtonpost.com/capitol-briefing/2009/01/kennedy_the_latest_victim_of_w.html?hpid=topnews)
Wales apresentou a sugestão no fórum oficial da Wikipedia. Ele argumenta que um sistema de revisão dos artigos evitaria imprecisões como a ocorrida no artigo sobre os senadores, classificado como "nonsense". A idéia é que as atualizações de artigos sejam aprovadas por um usuário "de confiança" da equipe de editores.
Uma pesquisa foi feita entre a comunidade do site e o novo processo foi aprovado por 60% dos participantes. Wales cita ainda um sistema semelhante já adotado na versão alemã da enciclopédia online. Para o fundador do site, no entanto, a demora na aprovação dos artigos no site teutônico, de cerca de três semanas, não é aceitável.
"Nossa versão deveria ter uma demora muito menor, de uma semana e preferencialmente bem menos, uma vez que estaremos acompanhando apenas um subgrupo de artigos, cujo limite pode ser ajustado com o tempo", disse Wales, sem especificar qual subgrupo de artigos passaria a ter esse tipo de controle especial.

Fonte: O Globo on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)