9 de jan. de 2009

O que aprender com a Wikipedia

Não sei vocês costumam consultar a Wikipedia, aquela enciclopédia colaborativa gigante que existe na internet. Eu costumo (e até cheguei a atualizar a informação em um verbete). Seu fundador, o Jimmy Wales (foto) lançou uma campanha com o objetivo de arrecadar 6 milhões de dólares para custear as despesas da Wikipedia. Recentemente, com o cumprimento dessa meta, ele postou um agradecimento no site da enciclopédia. Desde Julho, mais de 125 000 usuários doaram 4 milhões de dólares. Outros 2 milhões vieram de outras fontes. O dinheiro vai cobrir despesas operacionais até Junho deste ano: servidores, hospedagem, banda larga, 23 (apenas) funcionários, desenvolvimento e melhorias do software e eventos. Como as pessoas continuam fazendo doações, o que exceder os 6 milhões vão para um fundo de reserva. Diz ele: "Vocês demonstraram que a Wikipedia tem importância pra vocês e que apóiam a nossa missão: trazer conhecimento grátis para todo o planeta e sem depender de propaganda". Apesar de não ser uma empresa que visa lucro, acho que Walles e a Wikipedia têm muito o que ensinar a todos os pequenos e médios empresários:
1) Quando uma empresa tem valor para seus clientes, eles próprios são capazes de se mobilizar para a sua continuade e crescimento. O contrário também vale: sem isso, não há modelo de negócios que resista
2) Empresas com essas características superam as crises -- as doações apareceram em tempos em que nem mesmo empréstimo está fácil de conseguir
3) Transparência e simplicidade -- a nota de agradecimento, que explica o funcionamento da Wikipedia e o destino do dinheiro, é praticamente do tamanho deste post.
Sua empresa tem algo dessa força?

Por Luisa Mendes
Publicado em 09/01/2009

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)