20 de set. de 2013

Exame de Qualificação

Um "Quase lá"

Prezados,
No dia 12 de setembro de 2013 fui submetida ao Exame de Qualificação da minha pesquisa de tese de Doutorado em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP.
Após o resultado do Exame postei em uma rede social que estava qualificada. Muitos amigos me parabenizaram e alguns deles me enviaram mensagens perguntando o que significa estar “qualificada”, se eu havia concluído o Doutorado... Enfim, nem todos sabem em que consiste o Exame de Qualificação de tese de Doutorado e dissertação de Mestrado.

De acordo com informações divulgadas na homepage da Faculdade de Educação da USP, a qualificação é um exame, ao qual devem submeter-se estudantes de cursos de pós graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Brasil, em um período anterior à defesa, determinado pelo regimento do Programa, que tem os seguintes objetivos:
  • avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa.
  • avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.
A homepage da FMUSP, de forma mais sintética, dispõe que "o objetivo do Exame de Qualificação é avaliar a maturidade científica do aluno e os progressos obtidos até então em seu projeto".

De acordo com o Programa de Pós Graduação e Sociologia da UFPB, a qualificação é uma miniatura da tese ou dissertação, conforme o nível do curso. Adicionalmente, lista os elementos essenciais de um texto submetido ao Exame de Qualificação:
  • O problema de pesquisa: a delimitação, o objeto, os objetivos da dissertação/tese.
  • A metodologia: com que tipo de dados se lida, como foram coletados, que tipo de arquivos foram pesquisados, quais as técnicas de coleta, quais os problemas enfrentados durante a pesquisa.
  • O corpo da dissertação/tese: os capítulos completos ou incompletos. É necessário que o(a) aluno(a) mesmo que não tenha ainda os capítulos completos escreva um resumo do conteúdos dos mesmos a fim de que a banca de qualificação possa ter uma ideia geral do texto. Ainda não há considerações finais numa qualificação.
  • Referências bibliográficas e anexos.
  • Deve-se evitar apresentar apenas os capítulos teóricos. As teorias já são conhecidas pelos professores. A qualificação mede a competência do estudante em discutir teoricamente os dados pesquisados. Na qualificação o mais importante é o modelo de análise dos dados.
Se eu adotasse a linguagem utilizada pelos últimos alunos que tive na Graduação, diria que o Exame de Qualificação é um “Quase lá”. Porém, dependendo do que a banca considerar sobre o trabalho, muitos passos terão que ser dados para trás, daí o "Lá" já não é tão "Quase", está mais distante e o trabalho vindouro será maior.

A minha banca de Qualificação foi formada pelo meu orientador, Prof. Luís Eduardo Afonso (PPGCC/FEA/USP), Prof. Ricardo Correia Gomes (UnB) e Profª Fabiana Fontes Rocha (Departamento de Economia/FEA/USP) e eles aprovaram a minha "miniatura de tese". Acredito que as considerações apresentadas por eles têm potencial de aperfeiçoar a pesquisa que venho desenvolvendo. Eu considero que não terei que dar passos para trás, e meu “Lá” é uma questão de disciplina, muitas horas de dedicação e bênçãos do céu para que eu fique concentrada!
Torçam por nós!

3 comentários:

  1. EStou torcendo e espero chegar no "quase lá" em breve! kkk

    Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  2. excelente matéria professora! posta a sua experiência após a qualificação. Quem sabe não vira um livro sobre essa experiência? pense nisto!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Felipe e Rodrigo! Seu "quase lá" chegará logo, Felipe!

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)