14 de nov. de 2013

Amigo Secreto: Blogs de Contabilidade

Por incrível que pareça, pelo menos um, ou melhor, pelo menos dois estudantes de Graduação em Ciências Contábeis, durante a graduação, leram duas obras clássicas sobre a nova sociedade da informação: O que é o Virtual, de Pierre Lévy (1996) e A sociedade em rede, de Manuel Castells (1999). 
Esses estudantes não tinham muito o que fazer, certo? Errado! Eles tinham sim... Na verdade eles estavam desenvolvendo uma pesquisa, cujo relatório final recebeu o seguinte título: Um Estudo Exploratório sobre a Utilização de Comunidades Virtuais do Orkut como Espaço de Discussão do Conhecimento Contábil (download). 
Ah, mas o Orkut já passou dessa para melhor, se encontra em outro plano, ou ainda, como diria o Frei Betto, transvivenciou! Certo! Mas a nova sociedade da informação, que o Castells chamou de sociedade em rede, segue seu curso, cada vez mais completa e plural.

No livro O que é o virtual? Lévy declarou que:
“Um movimento geral de virtualização afeta hoje não apenas a informação e a comunicação, mas também os corpos, o funcionamento econômico, os quadros coletivos da sensibilidade ou o exercício da inteligência. A virtualização atinge mesmo as modalidades do estar junto, a constituição do “nós”: comunidades virtuais, empresas virtuais, democracia virtual...”

Em 2013, por iniciativa da Isabel Sales do super Blog Contabilidade Financeira, um pequeno grupo de pessoas (ou melhor: blogueiros) está vivendo essa nova modalidade do estar junto, essa nova forma de constituir um “nós”, delineado pelo Lévy. Trata-se da realização de um Amigo Secreto (ou Amigo Oculto) entre blogs (e seus blogueiros) de Contabilidade... Esses blogueiros vivem em diferentes regiões do país (e nem todos se conhecem pessoalmente), mas vivem contando histórias contábeis, divulgando informações e ideias, tendo a Contabilidade como vedete, seja ela Financeira, Gerencial, Pública, Internacional...
Ao todo são oito blogs participantes, com treze blogueiros (as):

  1. Contabilidade e Métodos Quantitativos
  2. Contabilidade Financeira
  3. Histórias Contábeis
  4. Ideias Contábeis
  5. Informação Contábil
  6. Métodos Contábeis
  7. Blog do Prof. Alexandre Alcântara
  8. Blog do Vladmir F. Almeida



O sorteio do Amigo Secreto já foi realizado, em uma plataforma virtual, é claro! E agora é buscar informações sobre o amigo(a) secreto blogueiro(a) que tiramos para escolher para ele(a) presentes que vão marcar essa primeira iniciativa, que tende a crescer e se consolidar.
Talvez possamos, em conjunto, escrever a história dos blogs de Contabilidade em rede, porque um outro “nós” é possível!

2 comentários:

  1. Gente!!! Foi tão profunda essa minha amiga que lerei novamente amanhã. Gostei Claudinha! Isso me lembrou como conheci o seu blog... em alguma dessas postagens em que você super poetiza, o professor César repostou no CF e eu fiquei encantada. Eu ainda estava colocando os pezinhos nas águas blogueiras... Essa baianinha vai longe! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bel! Você é que são top Blog contábil e ainda vão nas estrelas ;)

      Excluir

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)