16 de jan. de 2015

Artigos de Periódicos

Mais uma postagem da tag Artigos de Periódicos, dessa vez da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 8, n. 4 (2014): outubro-dezembro.

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) é um periódico científico com edição trimestral, mantido pela Academia Brasileira de Ciëncias Contábeis (ABRACICON), com a missão de divulgar a produção de conhecimentos na área contábil. A REPeC, em consonância com os requisitos do sistema de qualificação e avaliação de periódicos definidos pela comunidade acadêmica, adota critérios de análise para os artigos submetidos, os quais buscam destacar qualidade metodológica e temática, bem como os impactos em torno do conhecimento contábil construído.


De acordo com o editorial, os artigos da edição abordam vários temas relacionados a contabilidade, como: contabilidade financeira, tributação, contabilidade gerencial, ensino e pesquisa em contabilidade. Os artigos contam com autores de diferentes estados do Brasil: CE, DF, ES, PR, RN e SC.

Artigo 1: Lucro e Prejuízo Sob a Perspectiva da Administração: Como os Resultados são Apresentados nos Relatórios de Administração?
Autores: Luiz Henrique Fernandes Vargas, José Elias Feres de Almeida e Elizeu Maria Junior
Objetivo: analisar como são apresentadas as informações textuais relativas aos resultados das empresas contidos nos Relatórios de Administração em períodos alternados de lucro e prejuízo.

Artigo 2: Tratados destinados a evitar a bitributação internacional sobre a renda e a sua relação com os investimentos que envolvem o Brasil
Autores: Jonatas de Pessoa Albuquerque Martins e Jackeline Lucas Souza
Principais conclusões: exclusivamente no cenário brasileiro, a dupla tributação internacional da renda é fator relevante na decisão de investimento, uma vez que a presença de tratados que buscam assegurar o investidor no recebimento de rendimento sem dupla tributação incrementa, substancialmente, os fluxos de investimento.

Artigo 3: Relação do ciclo de vida organizacional com o planejamento: um estudo com empresas prestadoras de serviços contábeis do estado de Santa Catarina
Autores: Dinorá Baldo de Faveri, Paulo Roberto da Cunha , Vanderlei dos Santos e Deivison Anselmo Leandro,
Objetivo: identificar em uma amostra de 116 empresas a relação dos diferentes estágios do ciclo de vida organizacional com o processo de planejamento das empresas prestadoras de serviços contábeis do Estado de Santa Catarina.

Artigo 4: Revista de Contabilidade e Controladoria (RC&C): análise dos cinco primeiros anos de publicação (2009-2013)
Autor: Henrique Portulhak.
Objetivo: analisar o perfil das publicações realizadas pela Revista de Contabilidade e Controladoria, periódico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, ao longo de seus cinco anos de existência.

Artigo 5: Reprovação expressiva na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?
Autores: Iasmini Turci Borges, Aline dos Santos, Kata Abbas, Kelly Cristina Mucio Marques e Joyce Menezes da Fonseca Tonin
Objetivo: identificar os possíveis motivos do alto índice de reprovação na disciplina de Contabilidade de Custos oferecida aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Artigo 6: Educação fiscal e eficiência pública: um estudo das suas relações a partir da gestão de recursos municipais
Autores: Erivan Ferreira Borges e José Matias Pereira.
Temática: educação fiscal como variável influente sobre a eficiência pública municipal medida por meio da relação entre despesas com funções de governo e receitas tributárias próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para as discussões de ideias contábeis e outras mais. Obrigada!

“... nunca [...] plenamente maduro, nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.” (Gilberto Freire)